AULAS ANIMADAS

QUER TER AULAS ANIMADAS E DIVERTIDAS? ISTO INTERESSA MUITO A ESTUDANTES, PROFESSORES, ROTEIRISTAS, DESENHISTAS, FOTÓGRAFOS, CINEASTAS E *CURIOSOS
 (*no melhor sentido da palavra)


Você leu os primeiros capítulos da novela juvenil "Fica tipo meio assim"? (Se não, clique aqui) Quer ajudar o autor a escrevê-la?
Preste atenção: O Projeto Dramatura- Novela para ler está dividido em sete sub-projetos. Todos eles fazem parte de um concurso virtual que dá direito a livros como prêmio. Basta participar e concorrer. Descubra se algum deles tem a ver com você:

1. Projeto Repórter por um dia

Conte algo que aconteceu com você, na escola, em casa, no passeio, ou em qualquer outro lugar. Se outras pessoas estiveram envolvidas, não esqueça de mencioná-las. Lembre-se dos elementos para escrever uma boa notícia: o quê, onde, quando, como e  com quem. Envie seu texto pelo email do autor e participe da promoção "Ganhe livros". Se seu trabalho for selecionado e aparecer no Dramatura 1 "Fica tipo meio assim", em breve receberá seu prêmio. 

Email para: carlossantosprof@hotmail.com


2. Projeto Escrevendo a Quatro Mãos
Aqui você ajuda o autor a escrever a novela, enviando sugestões para o próximo capítulo e participando também como co-autor, escrevendo sequências dos capítulos para enviar ao blog.

Email para: carlossantosprof@hotmail.com


3. Projeto Crie Quadros
Neste projeto, você desenhista, pode escolher uma cena da história, desenhá-la e enviá-la para o autor.

Email para: carlossantosprof@hotmail.com



4. Projeto Bem na Foto
Participando nesta modalidade, você deve encenar um quadro marcante da história e fotografar. Envie a cena fotografada e concorra a livros.

Email para: carlossantosprof@hotmail.com



5. Projeto Celebridades na Escola
É a atividade em que estudantes e professor, produzem a novela em sala de aula, encenando-a e refletindo sobre ela. Se você quiser, poderá gravar em vídeo uma cena e enviá-lo para ser postado no site.
O trabalho é simples: basta imprimir os capítulos, montar uma equipe de encenadores e apresentá-los à turma, semanal ou quinzenalmente (isso fica a critério de cada um). Se quiser receber os textos no seu email, entre em contato com o autor.

Email para: carlossantosprof@hotmail.com



6. Projeto de Leitura Dramática

Outra variante dessa atividade é a Prática de Leitura Dramática.  Neste caso, os estudantes não precisam memorizar os textos, mas ensaiá-los alguns minutos antes e lê-los com entonações, numa dinâmica teatral.

Esta atividade foi elaborada a partir do contato que tive com o grande escritor, Walcyr Carrasco - que hoje faz sucesso com suas novelas - quando participei de um Congresso de Educação em que ele estava presente, no ano de 2009.

Email para: carlossantosprof@hotmail.com


7. Projeto Novela ao Pé do Ouvido

Nesta modalidade, os estudantes deverão se organizar em equipes para produzirem a Radionovela. Os recursos necessários para esta atividade podem ser: um biombo, ou mesmo um tecido, com o qual os estudantes deverão se esconder dos ouvintes, microfones e caixa de som, e objetos diversos para reproduzirem os sons sugeridos pelas cenas. A turma pode também buscar na internet ou em cds, sons gravados para a sonoplastia e ir reproduzindo-os nos momentos adequados.
É necessário algum treino e muita interpretação de voz para prenderem a atenção dos ouvintes.
Para enviar ao autor sua participação neste projeto, grave um trecho da radionovela e anexe ao email.

Email para: carlossantosprof@hotmail.com


Você pode participar de quantos projetos desejar.
Como prêmio, as melhores contribuições receberão livros: um para o acervo da biblioteca da escola e outro para o estudante colaborador.

Se você é estudante, leve estas ideias ao seu professor de Literatura, de Português ou de Arte. Se você é professor, incentive seus estudantes. Se você é um simpatizante, abrace a ideia e participe também.

Minhas propostas são ideias para o uso consciente da internet. Note que uni a leitura ao uso do computador, já que hoje em dia não se pode separar uma coisa da outra, quando se fala em interatividade. Veja!

Preparei esta primeira novela para ler com quatro objetivos: o de incentivar o gosto à leitura; propiciar o surgimento de novos escritores; motivar os jovens com aulas mais dinâmicas e participativas e oferecer oportunidades de atuação para jovens que desejam ser atores ou simplesmente gostam de teatro.

Estas propostas não têm fins lucrativos, e com o envio dos materiais você autoriza automaticamente que eles sejam publicados no site.

Se você gostou das propostas, envie um email para o autor e faça a sua inscrição. Ou participe pelo link SUGESTÕESCite o projeto do qual você quer participar, o seu nome ou pseudônimo, idade, o nome da sua escola e o de seu professor caso ele seja um parceiro. Ou envie simplesmente sua ideia. O material produzido com seu nome pode ser enviado por email.

Observação: para participar dos Projetos Celebridades na Escola, Projeto Leitura Dramática e Novela ao Pé do Ouvido é importante a parceria com um professor ou com seu diretor teatral.

Se você tiver alguma outra sugestão de projeto para as novelas deste site, envie para possa estar elencado nesta página.

Para enviar materiais de sua participação e saber mais sobre os projetos do Professor/Autor Carlos José dos Santos, escreva para:


ou



OBS.: Todos esses projetos são de autoria do professor/autor Carlos José dos Santos. Não devem ser realizados com fins lucrativos, mas estritamente pedagógicos. Sua realização condiciona-se à citação da fonte a seguir: http://www.novelaparaler.blogspot.com.br/p/aulas-animadas.html


Um abraço,


O Autor

2 comentários:

  1. Olá, Carlos!

    Que projetos interessantes, os alunos devem adorar! Ainda mais tendo você com toda a sua experiência em artes cênicas para ensiná-los.

    Parabéns!

    Chris

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário, amiga. Volte sempre que quiser. para mim será uma honra. Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão! Será uma honra conhecer sua opinião.